Menu

Receba Nossas Novidades

Preservação da Fertilidade em Pacientes Oncológicos

Antes do início de um tratamento oncológico (quimioterapia ou radioterapia), a preservação da fertilidade em homens e mulheres é algo muito importante a ser discutido e planejado com o seu médico. Procurar a ajuda de um especialista em reprodução assistida ajudará a entender como sua fertilidade pode ser afetada pós-tratamento e, com isso, planejar seu futuro reprodutivo.

O Centro de Reprodução Santa Joana participa de um programa de atendimento para homens e mulheres em idade reprodutiva que é acompanhado integralmente por um médico de reprodução assistida especializado em oncologia. Para nós, o tratamento oncológico é sempre prioridade e, por isso, juntos, vamos avaliar cada caso com muito cuidado e atenção.

Existem algumas maneiras para preservar a fertilidade de homens e mulheres pré-tratamento oncológico. A escolha do método mais adequado deve ser feita em conjunto com seu especialista, em tempo hábil, sem prejudicar a saúde do paciente.

Hoje, as técnicas de reprodução assistida estão muito avançadas e, no caso de mulheres com câncer, o início do tratamento pode ser feito em qualquer fase do ciclo, sem que haja a necessidade de esperar a próxima menstruação.

Em média, a mulher leva de 10 a 15 dias para preservar sua

fertilidade, ao obter óvulos ou embriões, que serão criopreservados, por meio da técnica de criopreservação de óvulos ou embriões.

Como um tratamento oncológico pode afetar sua fertilidade

Os quimioterápicos e radioterápicos agridem as células germinativas afetando tanto a função dos ovários, quanto dos testículos. Depois de realizar um tratamento contra o câncer, algumas mulheres e alguns homens podem sofrer danos no aparelho reprodutor, levando a baixa produção de óvulos ou espermatozoides.

Após o tratamento oncológico, a fertilidade pode diminuir temporariamente ou permanentemente, dependendo da dose da medicação ou da radioterapia utilizada e da resposta de cada indivíduo.

Atualmente, com os avanços da medicina, a chance de cura de um câncer é muito grande o que justifica a preocupação com a fertilidade.

Consulta com médico de reprodução humana especialista em oncologia, que determina a melhor tática de preservação da fertilidade para cada caso, após contato com Oncologista responsável.

Realização de exames e indicação do protocolo a ser realizado.

Coleta de óvulos, sêmen, retirada do tecido ovariano, entre outros.

Retorno ao oncologista para início do tratamento oncológico.

Santa Joana
Reprodução Humana

Com você,
no sonho de
ter filhos

Centro de Reprodução Humana
Santa Joana: medicina ética,
transparente e de qualidade.

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Leme Alves da Motta — CRM-SP 58.933 — RQE 43681