Neste primeiro ultrassom, os ovários devem ter pequenos cistos que medem no máximo 6 mm, chamados de folículos primordiais. Dentro deles existem óvulos, que saem na época da ovulação. Dependendo do resultado deste primeiro exame, o controle ovulatório pode ser iniciado para se determinar o dia provável da ovulação.
No decorrer do tratamento, o(s) folículo(s) e o endométrio devem crescer progressivamente, o que será verificado por meio de mais alguns exames de ultrassom, mais precisamente a cada dois ou três dias. Quando o(s) folículo(s) alcança(m) o tamanho adequado, é aplicada uma medicação chamada hCG, que promove a maturação final do óvulo e a sua saída do ovário. Após esta etapa, o óvulo liberado é capturado pelas tubas e, no interior delas, é fertilizado pelos espermatozoides originados de uma relação sexual normal.
Este tratamento possibilita predizer ou programar o melhor dia para o casal ter relações sexuais, por isso o nome de coito programado, namoro programado ou relação sexual programada.
As chances de um casal engravidar por meio do coito programado são em torno de 10 a 12% e variam devido a diversos fatores, como a idade da mulher.
Centro de Reprodução Humana
Santa Joana: medicina ética,
transparente e de qualidade.