{"id":1008,"date":"2020-02-04T14:10:45","date_gmt":"2020-02-04T16:10:45","guid":{"rendered":"https:\/\/crhsantajoana.com.br\/?page_id=1008"},"modified":"2024-04-05T15:30:53","modified_gmt":"2024-04-05T18:30:53","slug":"direitos-e-responsabilidades-dos-pacientes-e-familiares-old","status":"publish","type":"page","link":"https:\/\/crhsantajoana.com.br\/direitos-e-responsabilidades-dos-pacientes-e-familiares-old\/","title":{"rendered":"Direitos e responsabilidades dos pacientes e familiares [OLD]"},"content":{"rendered":"
<\/p>\n
DIREIT<\/u><\/strong>OS:<\/u><\/strong><\/p>\n 1.<\/strong> Obter um atendimento digno, atencioso e respeitoso por parte de todos os profissionais de sa\u00fade, sem discrimina\u00e7\u00e3o ou preconceito de qualquer natureza, respeitando a sua individualidade.<\/p>\n 2.<\/strong> Ser identificado e tratado pelo seu nome e sobrenome, e n\u00e3o por c\u00f3digos, n\u00fameros, nome de sua doen\u00e7a ou de forma gen\u00e9rica, desrespeitosa ou preconceituosa.<\/p>\n 3.<\/strong> Poder identificar as pessoas respons\u00e1veis direta ou indiretamente pelo seu cuidado, por meio dos uniformes e crach\u00e1s leg\u00edveis, posicionados em lugar de f\u00e1cil visualiza\u00e7\u00e3o, nos quais dever\u00e3o constar nome, fun\u00e7\u00e3o e foto.<\/p>\n 4.<\/strong> Obter informa\u00e7\u00f5es claras, objetivas, respeitosas e compreens\u00edveis sobre hip\u00f3tese diagn\u00f3stica e a\u00e7\u00f5es terap\u00eauticas, o que pode ocorrer delas, dura\u00e7\u00e3o prevista dos tratamentos propostos, bem como os riscos de n\u00e3o realiz\u00e1-los, se existe a necessidade ou n\u00e3o de utiliza\u00e7\u00e3o de anestesia e o tipo a ser utilizada. As taxas de sucesso do tratamento proposto levando em considera\u00e7\u00e3o todos os fatores conhecidos relacionados \u00e0 sub ou infertilidade. Todos os riscos e consequ\u00eancias indesej\u00e1veis das etapas do tratamento proposto.<\/p>\n 5.<\/strong> Ser pr\u00e9via e expressamente informado, bem como consentir ou recusar de forma livre, volunt\u00e1ria e esclarecida, quando o tratamento proposto for, total ou parcialmente, experimental, ou fizer parte de protocolos de pesquisa.<\/p>\n 6.<\/strong> Receber do profissional adequado, presente no local, aux\u00edlio para melhoria do seu conforto e bem estar.<\/p>\n 7.<\/strong> Exigir que o Centro de Reprodu\u00e7\u00e3o cumpra todas as normas de preven\u00e7\u00e3o e controle de infec\u00e7\u00e3o hospitalar, conforme o regulamentado pelos \u00f3rg\u00e3os competentes.<\/p>\n 8.<\/strong> Ter seu prontu\u00e1rio elaborado de forma leg\u00edvel e de acesso ao conte\u00fado de acordo com a legisla\u00e7\u00e3o vigente e as normas estabelecidas pelo Centro de Reprodu\u00e7\u00e3o. O prontu\u00e1rio dever\u00e1 conter sua identifica\u00e7\u00e3o pessoal, anamnese, exame f\u00edsico, exames complementares com os respectivos resultados, hip\u00f3teses diagn\u00f3sticas, diagn\u00f3stico definitivo, procedimentos ou tratamentos realizados, evolu\u00e7\u00e3o e prescri\u00e7\u00e3o m\u00e9dica di\u00e1ria, evolu\u00e7\u00e3o dos dados dos Laborat\u00f3rios de Embriologia e Andrologia, quando for o caso, bem como identifica\u00e7\u00e3o clara de cada profissional prestador do cuidado.<\/p>\n 9.<\/strong> Ter sua privacidade, individualidade e integridade f\u00edsica, asseguradas em qualquer momento do atendimento, e na satisfa\u00e7\u00e3o de suas necessidades fisiol\u00f3gicas, respeitando os seus valores \u00e9ticos e culturais e a confidencialidade de toda e qualquer informa\u00e7\u00e3o pessoal e seguran\u00e7a do procedimento.<\/p>\n 10.<\/strong> Solicitar c\u00f3pia ou ter acesso ao seu prontu\u00e1rio, a qualquer momento, de acordo com legisla\u00e7\u00e3o vigente.<\/p>\n 11.<\/strong> Receber informa\u00e7\u00f5es sobre medicamentos que lhe ser\u00e3o administrados.<\/p>\n 12.<\/strong> Ser devidamente orientado e treinado, se necess\u00e1rio, sobre como conduzir seu tratamento ap\u00f3s a alta, recebendo instru\u00e7\u00f5es e esclarecimentos m\u00e9dicos claros, escritos de forma leg\u00edvel, prevenindo complica\u00e7\u00f5es.<\/p>\n 13.<\/strong> A manter sua privacidade, com atendimento em lugar adequado e conduta profissional que resguarde esta privacidade.<\/p>\n 14.<\/strong> Revogar a qualquer tempo, ou recusar livremente, uma vez devidamente esclarecido os riscos inerentes, os procedimentos m\u00e9dicos sejam eles diagn\u00f3sticos, terap\u00eauticos ou mesmo avalia\u00e7\u00f5es cl\u00ednicas, desde que n\u00e3o haja risco de morte.<\/p>\n 15.<\/strong> De ter respeitada sua cren\u00e7a espiritual e religiosa e de receber ou recusar assist\u00eancia moral, psicol\u00f3gica, social e religiosa.<\/p>\n 16.<\/strong> Todos os pacientes t\u00eam atendimento priorit\u00e1rio assegurado em situa\u00e7\u00f5es de urg\u00eancia e emerg\u00eancia.<\/p>\n 17.<\/strong> Em caso de incapacidade ou impossibilidade de manifesta\u00e7\u00e3o de consentimento, o mesmo poder\u00e1 ser realizado por representante legalmente autorizado.<\/p>\n 18.<\/strong> Poder indicar familiar ou respons\u00e1vel para tomar decis\u00f5es a respeito dos procedimentos diagn\u00f3sticos ou terap\u00eauticos, inclusive no que se refere a tratamentos, cuidados e procedimentos.<\/p>\n 19.<\/strong> Ter acesso aos valores de seu tratamento e aos dos tratamentos complementares, quando houver, como congelamentos e bi\u00f3psias em momento anterior ao in\u00edcio do tratamento estabelecido.<\/p>\n 20.<\/strong> Ser informado sobre todos os direitos acima e sobre os canais de comunica\u00e7\u00e3o institucionais para obten\u00e7\u00e3o de informa\u00e7\u00f5es, esclarecimento de d\u00favidas, podendo expressar suas preocupa\u00e7\u00f5es e queixas para a dire\u00e7\u00e3o da Institui\u00e7\u00e3o atrav\u00e9s do Servi\u00e7o de Atendimento ao Cliente (SAC).<\/p>\n <\/p>\n RESPONSABILIDADES:<\/u><\/strong><\/p>\n 01.<\/strong> O paciente tem o dever de dar informa\u00e7\u00f5es precisas e completas nas consultas sobre o seu hist\u00f3rico de sa\u00fade, doen\u00e7a pr\u00e9vias, queixas, enfermidades e hospitaliza\u00e7\u00f5es anteriores, hist\u00f3ria de uso de medicamentos, drogas, rea\u00e7\u00f5es al\u00e9rgicas e demais informa\u00e7\u00f5es relacionadas \u00e0 sua sa\u00fade.<\/p>\n 02.<\/strong> Durante o tratamento, utilizar somente as medica\u00e7\u00f5es prescritas pelo m\u00e9dico respons\u00e1vel, salvo as autorizadas pelo mesmo durante seu acompanhamento.<\/p>\n 03.<\/strong> Cumprir as orienta\u00e7\u00f5es para o autocuidado, o que inclui a utiliza\u00e7\u00e3o dos medicamentos e comparecimento \u00e0s consultas de acompanhamento.<\/p>\n 04.<\/strong> Expressar se compreendeu as informa\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00f5es recebidas, visando atender a melhor proposta de tratamento indicada, a preven\u00e7\u00e3o das complica\u00e7\u00f5es ou sequelas e a promo\u00e7\u00e3o de sua sa\u00fade, fazendo perguntas sempre que tiver d\u00favidas.<\/p>\n 05.<\/strong> Informar ao profissional de sa\u00fade ou a equipe respons\u00e1vel pelo acompanhamento do tratamento sobre qualquer fato que ocorra em rela\u00e7\u00e3o a sua condi\u00e7\u00e3o de sa\u00fade.<\/p>\n 06.<\/strong> Assumir a responsabilidade pela recusa a procedimentos, exames ou tratamentos recomendados e pelo descumprimento das orienta\u00e7\u00f5es do profissional ou da equipe de sa\u00fade.<\/p>\n 07.<\/strong> Cooperar durante exames e procedimentos.<\/p>\n 08.<\/strong> Indicar um familiar ou respons\u00e1vel para decidir sobre o tratamento, em seu nome, caso esteja impossibilitado de faz\u00ea-lo.<\/p>\n 09.<\/strong> Ter em m\u00e3os seus documentos e, quando solicitados, os resultados de exames que estejam em seu poder.<\/p>\n 10.<\/strong> Honrar o seu compromisso financeiro com o Centro de Reprodu\u00e7\u00e3o, saldando, ou fazendo saldar por respons\u00e1vel financeiro, seu atendimento m\u00e9dico, tanto no que se refere \u00e0s contas quanto aos honor\u00e1rios de seus m\u00e9dicos assistentes;<\/p>\n 11.<\/strong> Zelar e solicitar que os seus acompanhantes contribuam para o bem-estar de todos nas depend\u00eancias da cl\u00ednica, incluindo os demais pacientes.<\/p>\n 12.<\/strong> Acatar as Pol\u00edticas e Procedimentos Institucionais relacionados ao tabagismo, bebidas alco\u00f3licas, ru\u00eddos, preven\u00e7\u00e3o e controle de infec\u00e7\u00e3o e cuidado ambiental.<\/p>\n 13.<\/strong> Agir com urbanidade, cortesia e discri\u00e7\u00e3o nas depend\u00eancias da cl\u00ednica, respeitando e fazendo ser respeitado por seu acompanhante, os colaboradores e prestadores de servi\u00e7os, seguindo padr\u00f5es e normas da Institui\u00e7\u00e3o.<\/p>\n <\/p>\n A Pol\u00edtica de Direitos e Responsabilidades dos Pacientes e Familiares do Centro de Reprodu\u00e7\u00e3o Humana Santa Joana est\u00e1 baseada na Lei Estadual n\u00ba 10.241, de 17 de mar\u00e7o de 1999 que disp\u00f5e sobre os direitos dos usu\u00e1rios dos servi\u00e7os e das a\u00e7\u00f5es de sa\u00fade no Estado de S\u00e3o Paulo, na Lei 10.406, de Janeiro de 2002 que instituiu o C\u00f3digo Civil e na Constitui\u00e7\u00e3o Federal de 1988.<\/strong><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" DIREITOS: 1. Obter um atendimento digno, atencioso e respeitoso por parte de todos os profissionais de sa\u00fade, sem discrimina\u00e7\u00e3o ou preconceito de qualquer natureza, respeitando a sua individualidade. 2. Ser identificado e tratado pelo seu nome e sobrenome, e n\u00e3o por c\u00f3digos, n\u00fameros, nome de sua doen\u00e7a ou de forma gen\u00e9rica, desrespeitosa ou preconceituosa. […]<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"parent":0,"menu_order":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","template":"","meta":[],"categories":[24],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/crhsantajoana.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/1008"}],"collection":[{"href":"https:\/\/crhsantajoana.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/pages"}],"about":[{"href":"https:\/\/crhsantajoana.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/page"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/crhsantajoana.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/crhsantajoana.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1008"}],"version-history":[{"count":13,"href":"https:\/\/crhsantajoana.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/1008\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":6777,"href":"https:\/\/crhsantajoana.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/1008\/revisions\/6777"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/crhsantajoana.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1008"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/crhsantajoana.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1008"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/crhsantajoana.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1008"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}